Tomate é tema de Dia de Campo
O 3° Dia de Campo do Tomate na chácara do agricultor Arlindo Ott, aconteceu no sábado, 23, com a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre produtores rurais, técnicos agrícolas, representantes de sementes e alunos do curso de Agronomia do IESA. O evento teve a parceria da Prefeitura Vilhena, Governo do Estado, Emater, Produtores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vilhena e Chupinguaia e Faculdade da Amazônia (IESA).
As atividades aconteceram durante todo o dia. Na primeira parte do evento os inscritos para 3° Dia de Campo, participaram de diversas palestras onde puderam trocar idéias e experiências in loco. Os temas abordados pelos profissionais foram: Calagem /Adubação, Materias Genéticos/Sementes, Manejo de Irrigação, Controle Fitossanitário,
De acordo com o Agricultor e produtor senhor Arlindo Ott, a idéia de realizar em Vilhena esse dia de campo exclusivo para plantio do tomate, veio após sua participação de um evento semelhante ao realizado no município.
“Com o apoio da prefeitura eu cheguei a participar em São Paulo de um evento igual a esse, e quando voltei percebi que os outros produtores precisavam também ter essas informações a respeito do plantio e cultivo do tomate. Apresentei a idéia ao prefeito Rover ele aceitou e apoiou entendendo que se realizássemos um evento desse porte em Vilhena podíamos trazer os mesmo palestrantes de São Paulo aqui, e os outros produtores seriam beneficiados também,” explicou Ott idealizador do evento.
O prefeito Rover que também participou do evento, lembrou que o grande objetivo desse encontro é oportunizar aos produtores manejo adequado da lavoura de tomate, tanto para os produtores que já estão na atividade, quanto para os que desejam ingressar nela, viabilizando e favorecendo o nivelamento das informações técnicas, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos, apurando as fraquezas e fortalecendo a agricultura familiar. “Seu Ott é um homem desbravador e sonhador, mas vemos através da coragem dele a realização e sucesso que é do 3° dia de campo do Tomate, que outros produtores cresçam e se desenvolvam com o conhecimento adquirido durante o encontro.
Para o representante da empresa de sementes TopSeed da região Centro Oeste e Norte ,Marcos Paulo Mosconi , Vilhena é uma vitrine, é um local estratégico para toda a região. “A idéia do seu Ott em trazer o cultivo de sementes de alta tecnologia para Vilhena sem sobram de dúvida foi algo visionário e inovador, ele usa em sua propriedade sementes de tomate híbrido, que faz toda diferença na qualidade, uniformidade e na produtividade do produto na entrega final para consumidor,” afirmou Marcos Paulo.
Estiveram presentes representantes da Emater,Governo do Estado, secretários municipais, o vice-prefeito de Vilhena, Jacier Dias, a vereadora Eliane da Emater,o vice-prefeito de Chupinguaia Willi, autoridades locais e agricultores de Chupinguaia,Cerejeiras,Pimenteiras e Ariquemes.
Flávia Rosane