Lizangela visita programas sociais de Cuiabá

03/06/2011 12:26

A primeira dama de Vilhena e secretária de Assistência Social, Lizangela Rover, visitou na quinta-feira, 02, programas sociais desenvolvidos em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Lizangela foi acompanhada pela presidente do Conselho da Mulher de Vilhena, Janaina Pagangrizo.

Além de conhecer novas ações sociais na capital matogrossense, a visita serviu para a troca de experiências e uma aproximação maior com os setores relacionados aos mesmos trabalhos em atividade pela Secretaria de Assistência Social (Semas), da prefeitura de Vilhena.

Entre os programas visitados, Lizangela conheceu as ações de ressocialização que a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May realiza com as detentas, como fabricação de bolsa de couro, confecção de uniformes para outros presídios do Brasil, fabricação de roupas diversas, produção de salgados, trabalhos em horta e salão de beleza. “Com esse trabalho de ressocialização, passamos a ser uma penitenciária modelo em todo o país”, destacou a diretora da unidade prisional, Rosanea Maria de Souza.

Durante a passagem por Cuiabá, a primeira dama de Vilhena foi recepcionada também pela superintendente de Políticas Públicas da Mulher do estado do Mato Grosso, Ana Emília, pela presidente do Conselho de Segurança Alimentar, Eurípea de Faria Silva, pela presidente do Conselho do Idoso, Maria Auxiliadora e pelo presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Mauro César. Lizangela fez questão de visitar todos os conselhos e trocar idéias com cada representante.

Outro projeto conhecido foi a Casa Lar que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica. De todos os programas visitados em Cuiabá, o único que não é de responsabilidade do Estado é a Casa Lar que é mantido pela prefeitura local.

De acordo com Lizangela, a ida à Cuiabá foi importante para o intercâmbio de informações e que vai estudar a possibilidade de manter uma parceria com o presídio feminino de Vilhena para futuros projetos de ressocialização com as detentas. Até um coquetel com salgados feitos pelas detentas foi servido às visitantes. “Fiquei muito animada como o trabalho de ressocialização na penitenciária feminina de Cuiabá. Acredito que também podemos dar nossa contribuição aqui em Vilhena”, finalizou.  

Fonte Ribamar Araú (Semas)